top of page

Gincalculando

A proposta pedagógica deste projeto consiste em potencializar o processo ensino-aprendizagem proporcionando aos alunos a aprendizagem de uma forma divertida, percebemos que os alunos são criativos e bem interessados quando se sentem atraídos pelas atividades.

 

A gincana é uma prática pedagógica inovadora. Ela leva o aluno a ser um pensador crítico, participativo, despertando-lhe o interesse por uma ciência milenar necessária cada vez mais no mundo contemporâneo.

Etapas e metodologias utilizadas

INTRODUÇÃO

A Matemática está presente em diversas atividades do dia a dia, desde a vida escolar até na preparação de um bolo. Ela se torna essencial na vida de cada um, pois desenvolve o raciocínio e nos adequa ao mundo, visto que a mesma é usada em vários setores: economia, finanças, saúde, engenharia, entre outras. Por essas razões, torna-se necessário, nas escolas, um ensino atrativo, que leve ao aluno o interesse pelos conteúdos ministrados.

O Gincalculando desperta no aluno a curiosidade por meio da competição. Nesse projeto, serão abordados diversos temas matemáticos, entre eles, números, formas geométricas e matemáticos famosos. Temas estes, que serão trabalhados de forma divertida e competitiva, despertando no aluno a vontade de aprender.

 

OBJETIVOS GERAIS

  • Levar o educando a perceber que a Matemática está inserida em diversas situações do nosso cotidiano e também em jogos e gincanas;

  • Estimular o ensino da Matemática e expandir a sua aplicabilidade;

  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;

  • Estimular a competividade em grupo;

  • Estimular o trabalho em equipe;

  • Ressaltar que a Matemática pode ser divertida;

  • Estimular a troca de conhecimento entre os alunos de diferentes classes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar números e suas aplicações;

  • Conhecer formas geométricas;

  • Trabalhar com as quatro operações fundamentais;

  • Caracterizar matemáticos famosos, bem como conhecer sua biografia.

JUSTIFICATIVA COM REFERENCIAL TEÓRICO

Torna-se necessária a adoção de práticas que despertem no aluno a curiosidade e torne a Matemática atrativa, correlacionando-a a situações do cotidiano e desenvolvendo-a de forma divertida.

Para Santos, França e Brum dos Santos (2007), quando os alunos são avaliados de forma mais complexa e criteriosa, o índice de reprovação aumenta, pois o sentimento de insatisfação e rejeição que eles encontram em absorver os assuntos, por não acreditarem em seu potencial, são visíveis. Ainda ressaltam que o resultado de tantos sentimentos negativos que esta disciplina proporciona ao aluno, juntamente com a insatisfação por não dominar sua linguagem de maneira satisfatória, vem acompanhado do sentimento de fracasso pela matemática.

Importante papel que o professor de matemática deve desempenhar é o de contribuir para que os alunos aprendam a gostar da mesma e aumente sua autoestima. Uma maneira disso acontecer é estudar e se aprimorar sobre algumas das principais causas das dificuldades na aprendizagem da matemática, obtendo assim avanços e consequentemente melhores resultados no ensino desta disciplina (SANTOS; FRANÇA; BRUM DOS SANTOS, 2007).

Os métodos de ensino e o currículo escolar devem atender as necessidades dos alunos, estando de acordo com a realidade por eles vivida. A disciplina pode estar mais ligada a questões do cotidiano para que possa fazer sentido ao aluno e este se sinta mais motivado em aprender e lidar com problemas enfrentados habitualmente (ALMEIDA, 2006, p. 10). 

METODOLOGIA

Divisão de equipes por sala:

Separar os alunos por cores e fazer a divisão das provas.

Criar a logomarca da Gincana:

Cada grupo deverá criar a logomarca da gincana, que será escolhida pelos jurados e ganhará 100 pontos. Deve estar associada à Matemática.

                       

Grito de guerra e paródia:

Cada grupo criará um grito de guerra e uma paródia para a equipe, que será escolhido pelos jurados e ganhará 100 pontos cada.

Mascote:

Cada grupo criará um mascote para a equipe, que será escolhido pelos jurados e ganhará 100 pontos.  Cada mascote tem que mostrar sua relação com a matemática.

Desfile de moda com formas geométricas:

Cada equipe deverá criar dois modelos com figuras geométricas para um desfile. As roupas devem ter formatos geométricos e no momento do desfile, um apresentador(a) divulgando o nome do modelo e o formato geométrico. A equipe que conseguir maior número de votos dos jurados, obterá 100 pontos.

Bolo matemático:

Cada equipe fará um bolo usando características matemáticas, o qual será votado pelos jurados e ganhará 200 pontos.

Arrecadação de alimentos não perecíveis:

As equipes deverão conseguir alimentos, que serão doados à famílias carentes. Cada quilo/litro de alimento valerá 5 pontos.

Revezamento matemático:

Quatro alunos de cada equipe farão as tarefas uma de cada vez e quando concluída, baterá na mão do colega para fazer a tarefa seguinte, até completar as quatro tarefas, entre elas tangran, quadro com operações matemáticas, quadrado mágico, pirâmide mágica. A tarefa da gincana será cronometrada e a equipe que realizar em menor tempo ganhará 200 pontos.

Tabuleiro humano:

O professor montará um tabuleiro gigante no pátio, onde quatro alunos (um de cada equipe) serão as peças do jogo. O aluno jogará o dado e andará no tabuleiro. Assim como em um jogo de tabuleiro qualquer, podem haver os seguintes dizeres nas casas: “volte ao início do jogo”, “fique uma rodada sem jogar”, “pergunta”, entre outros. A equipe vencedora ganhará 100 pontos.

Torta na cara:

Serão escolhidos 5 alunos de cada equipe que deverão responder perguntas. Cada resposta certa valerá 50 pontos e dará ao aluno o direito de dar uma tortada em seu oponente.

Facebook: Qual a importância da Matemática para o mundo e para sua vida?

Será criada pelo professor uma página no facebook , onde cada resposta valerá 10 pontos. Lembrando que, na resposta deve-se colocar a cor da equipe.

Caracterização do matemático Albert Einstein:

Um aluno de cada equipe se caracterizará de Einstein e deverá falar sobre ele. A melhor caracterização ganhará 200 pontos.

Caça tesouros:

Serão espalhadas pistas pela escola com as cores das equipes. Os alunos deverão procurar até chegar no tesouro. A equipe vencedora ganhará 150 pontos.

Outras provas de gincanas tradicionais (Corrida do saco, cadeira humana, dança da cadeira, estourar balão, jogar balão D'água, etc.)

CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO

Divisão de equipes:  Fevereiro

Logomarca, bolo matemático, grito de guerra, paródia, caracterização do matemático, facebook e roupas geométricas: Março, Abril e Maio. Serão apresentadas em Maio na culminância do projeto.

Arrecadação de alimentos: Maio

Provas da gincana, Revezamento matemático, torta na cara, tabuleiro humano, caça tesouros: Maio (culminância do projeto)

bottom of page